
O universo simbólico e fascinante de Gustav Klimt, um dos maiores nomes da arte moderna, é o tema da sétima sessão do Projeto Museus Virtuais, que será realizado no dia 15 de julho (terça-feira), às 19h30, no Paradigma Cine Arte, em Florianópolis. Gratuito e aberto ao público, o encontro promove uma visita guiada por museus e espaços culturais de Viena, cidade que respira a obra do artista austríaco.
Durante a experiência, os participantes vão conhecer detalhes da vida e da trajetória de Klimt, desde sua fase acadêmica até a consagração como um dos principais representantes do movimento Secessionista. No roteiro, estão os afrescos do Burgtheater, as obras no Museu de História da Arte, o Palácio da Secessão, ícone da virada modernista em Viena e a Villa Klimt, onde o artista viveu e trabalhou. A jornada virtual se encerra no Palácio Belvedere, onde está exposta sua obra mais famosa, “O Beijo”, uma das pinturas mais reproduzidas no mundo.
“Mais do que apreciar a beleza estética das obras, essa é uma oportunidade de compreender como Klimt rompeu com os padrões tradicionais da época e influenciou profundamente a arte moderna europeia”, explica o arte educador Claudio Toscan, que conduz a sessão.
Uma curiosidade que poucos sabem: Klimt desenvolveu grande parte de suas obras mais icônicas em um ateliê construído nos fundos de sua própria casa, na Villa Klimt, onde viveu até sua morte. O espaço ainda preserva objetos pessoais e é um dos pontos altos do roteiro.
A temporada 2025 contempla 12 sessões gratuitas abertas ao público e outras 10 voltadas exclusivamente para escolas da Rede Municipal de Ensino. Cada encontro apresenta a trajetória de um grande artista, contextualizando sua obra, influências e legado por meio de roteiros que incluem visitas virtuais a museus, galerias e cidades históricas.
O Projeto Museus Virtuais é uma realização do Instituto Maratona Cultural, com apoio cultural do Corporate Park e viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis.
Autor(a): Rosiley Souza
Voltar