Primeiro encontro nacional das Reservas de Surf ocorre em Florianópolis

Primeiro encontro nacional das Reservas de Surf ocorre em Florianópolis

Florianópolis sediará, no dia 15 de dezembro, um marco na gestão ambiental costeira no Brasil. A Reserva Nacional de Surf do Moçambique receberá o 1º Encontro da Rede Brasileira de Reservas de Surf, durante o evento “Reservas de Surf Brasil – Diálogos sobre Cidadania Ambiental e Conservação da Costa”.

Pela primeira vez, representantes das quatro Reservas Nacionais de Surf oficialmente reconhecidas: Itamambuca (SP), Francês (AL), Regência (ES) e Moçambique (SC)  estarão reunidos em um formato estruturado de cooperação que visa consolidar um espaço permanente de troca de experiências, governança participativa e fortalecimento institucional.

O encontro tem como objetivo difundir o conceito de Reservas de Surf como instrumento colaborativo de proteção da zona costeira, de integração comunitária, de valorização das culturas locais e de promoção de políticas públicas alinhadas à sustentabilidade. Também pretende ampliar a visibilidade das iniciativas de gestão socioambiental que já vêm sendo conduzidas nos territórios reconhecidos.

A programação terá início às 17h30, com acolhida e abertura, seguida da exibição de minidocumentários sobre as Reservas Nacionais de Surf. Às 19h, uma mesa institucional marca oficialmente o início dos trabalhos da Rede, que será seguida de uma roda de conversa aberta ao público. Serão debatidos temas como cidadania ambiental, participação social, educação ambiental, economia do surf, planejamento e conservação costeira.

O evento é realizado pelo Instituto APRENDER Ecologia e pelo Programa Brasileiro de Reservas de Surf (PBRS). O PBRS, idealizado e coordenado pelo Instituto, tem como missão reconhecer, valorizar e conservar ondas icônicas e seus ecossistemas de surf ao longo do litoral brasileiro. A Conservação Internacional (CI-Brasil) participa como parceira estratégica no âmbito do projeto Ondas da Conservação. 

 




Autor(a): Rosiley Souza



Voltar