Festival Arte Preta estreia em Itajaí com programação diversa celebrando artistas negros

Festival Arte Preta estreia em Itajaí com programação diversa celebrando artistas negros

Exposições, espetáculos, oficinas e música ocupam espaços culturais da cidade em ações gratuitas

Itajaí será palco, entre os dias 6 e 9 de novembro, do 11º Festival Arte Preta, um festival multilinguagens idealizado pela IZÔ Cultura que reúne somente artistas negras (os) em sua programação. O evento é completamente gratuito e estreia com exposição, espetáculos teatrais para as infâncias e adulto, medicação cultural para turmas escolares, show musical e uma oficina, trazendo programação para todas as idades. 

Neste primeiro ano, integram a programação o artista visual itajaiense Ilustrablack com a exposição “Retratos Negros”, que fica disponível para visitação no Hall do Teatro Municipal de Itajaí a partir das 13h do dia 6;  Ainda no dia 6, às 15h, acontece o espetáculo  para as infâncias “Quantas Áfricas tem na África?”, com o grupo Agbalá Conta, de São Paulo; À noite, acontece a oficina “A Arte de Narrar Histórias Pretas”, voltada a educadores, artistas e interessados, conduzida pela Agbalá Conta.Na sexta-feira, 7, o espetáculo de narrativa de histórias “Cor de quê”, da IZÔ Cultura, ocupa o Teatro Municipal com sessões nas 9h30 e 14h30. O sábado, 8, às 20h, vai receber o espetáculo “Não Corre, Menino”, da Cia. Nosso Olhar, de Florianópolis, que aborda a violência contra crianças negras e denuncia o impacto do racismo na vida de jovens periféricos. Para encerrar o evento, o domingo, 9,  traz um momento de música e reflexão: o show “Minha Prece Ecoa”, com Dandara Manoela, às 20h, no Teatro Municipal. A apresentação acústica propõe uma atmosfera íntima, entrelaçando canção autoral, ancestralidade e além da escuta, o reconhecimento e a vivência.

A ideia do Festival de Arte Preta partiu da produtora cultural Mariana Feitosa, nome por trás da IZÔ Cultura, para responder a um desejo de ter um evento em que o trabalho de artistas negros estivesse em evidência, independente de este trabalho discutir ou não a negritude e as questões raciais. “Penso que festivais são um ótimo momento para proporcionar uma imersão artística para a comunidade. Pensando que estamos em um estado bastante branco e que se esforça para valorizar as culturas europeias de sua colonização, quis propor aqui um evento para valorizar e evidenciar as incríveis produções dos artistas negros catarinenses e brasileiros. Essa é só a primeira edição, mas o meu desejo é que tenhamos um evento anual que crie uma nova tradição em Itajaí, fortalecendo a imagem da cidade como um local de grandes festivais, como já são o de música e o Toni Cunha”, comenta Mariana Feitosa.

Todas as atrações da programação são gratuitas para o público e, com exceção da oficina, para a qual há um formulário de inscrições, os ingressos serão distribuídos uma hora antes nos locais onde serão realizadas as apresentações.

O Festival de Arte Preta é uma realização do Plano Nacional Aldir Blanc - PNAB, com patrocínio do Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Fundação Cultural de Itajaí e da Prefeitura de Itajaí. O evento conta ainda com o apoio do SESC Itajaí. 

Serviço:
O quê: 1º Festival de Arte Preta;
Quando: 6 a 9 de novembro (quinta a domingo) de 2025;
Onde: Teatro Municipal de Itajaí (Rua Gregório Chaves, 110, Fazenda) e SESC Itajaí (Rua Almirante Tamandaré, 259, Centro)
Ingressos: Gratuitos; distribuídos 1h antes de cada sessão nos locais do evento;
Classificação Indicativa: conferir indicação de cada ação no site www.izocultura.com

Programação:

De 6 a 9 de novembro

Exposição Retratos Negros, de Ilustrablack

Hall do Teatro Municipal de Itajaí

Horário de funcionamento do Teatro

Classificação Livre

 

6 de novembro, quinta-feira, às 15h

Espetáculo “Quantas Áfricas tem na África?”, com Agbalá Conta
Teatro Municipal de Itajaí

Classificação Livre (ideal para crianças maiores de 6 anos)

 

6 de novembro, quinta-feira, das 19h às 21h30

Oficina “A Arte de Narrar Histórias Pretas”, com Giselda Perê, da Agbalá conta.

Atividade voltada para educadores, artistas e interessados no tema
Biblioteca do SESC Itajaí

INSCRIÇÕES: https://forms.gle/g5oW4of3jfJRVfyv8

7 de novembro, sexta-feira, às 9h30 e 14h30

Espetáculo Cor de quê, com IZÔ Cultura

Teatro Municipal de Itajaí

Classificação Livre (ideal para crianças maiores de 7 anos)

 

8 de novembro, sábado, às 20h

Espetáculo “Não Corre, Menino”, com a Cia. Nosso Olhar

Teatro Municipal de Itajaí

Classificação indicativa 12 anos

 

9 de novembro, domingo, às 20h

Show “Minha Prece Ecoa” acústico, com Dandara Manoela

Teatro Municipal de Itajaí

Classificação Livre




Autor(a): Alex Ferrer



Voltar