Exposição Viva Trindade: A Freguesia da Trindade por Trás do Morro será aberta na terça-feira, 6/5, em Florianópolis

Exposição Viva Trindade: A Freguesia da Trindade por Trás do Morro será aberta na terça-feira, 6/5, em Florianópolis

O Viva Trindade, empreendimento que conecta tradição e modernidade no coração de Florianópolis, será palco de uma exposição inédita que celebra as origens do bairro da Trindade, sua cultura açoriana e a evolução da comunidade local ao longo dos séculos. A mostra “A Freguesia da Trindade por Trás do Morro” resgata fatos históricos marcantes desde o surgimento da freguesia, formada por casais açorianos entre 1748 e 1756, até a chegada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nos anos 1960, um divisor de águas para o crescimento urbano e social da região. A abertura será nesta terça-feira, 6/5, a partir das 18h, com apresentação do coral infantil do projeto Crescer com Amor, do Morro do Quilombo.

Entre os destaques, o público poderá conhecer de forma gratuita, registros da criação da Paróquia Santíssima Trindade, a construção da antiga igrejinha, o teatro anexo e o icônico cortejo da Festa do Divino, que segue viva até hoje com suas raízes profundamente entrelaçadas à cultura açoriana. Também será explorado o surgimento da Festa da Laranja, como ficou popularmente conhecida a festa do bairro durante os meses de inverno, época da colheita da fruta que coloria as barraquinhas montadas em torno da igreja.

A exposição apresenta curiosidades históricas, como o plantio das mangueiras ainda existentes no pátio da Igreja da Trindade por um festeiro em 1928, a evolução das festividades religiosas durante a ditadura militar, além de elementos simbólicos como as bandeiras do Divino, o cetro e a coroa imperial utilizados nos cortejos.

Outro ponto forte da mostra é o papel social da Paróquia Santíssima Trindade ao longo dos anos, estendendo seu apoio às comunidades carentes por meio de ações sociais, assistência jurídica, projetos de saúde e acolhimento. “Um povo que desconhece sua história é um povo sem memória”. Nesse sentido, a exposição quer resgatar as marcas deixadas na construção histórica desta grande comunidade que se chama Bairro Trindade. A Igreja Católica da Freguesia da Trindade tem um papel fundamental na constituição deste bairro Trindade. A Igreja deu e dará sua contribuição na construção histórico deste povo que viveu, vive e viverá no bairro da Trindade, ressaltou o Frei Rivaldo, Pároco da Paróquia Santíssima Trindade.

Essa iniciativa visa não só preservar e divulgar a rica história da Trindade, mas também reforçar o compromisso do Viva Trindade em valorizar a memória cultural e promover conexões significativas entre passado e presente. A exposição é uma oportunidade para moradores, visitantes e turistas se aprofundarem nas raízes de um dos bairros mais emblemáticos da cidade.

 

 

A arquivista Susana das Graças da Silva Madruga, que atuou no projeto junto aos curadores Ana Maria Dutra, Maria Gessi Peter e José Allisson Santos, completa: “Os arquivos eclesiásticos representam um importante instrumento de pesquisa para estudiosos e comunidade e para a própria instituição religiosa, pois guarda informações muitas vezes encontradas somente nestes acervos. As histórias contidas no acervo da Paróquia constituem a memória documentada do bairro e da sociedade catarinense, representando uma   valiosa   fonte   de   informação   das   atuações   e acontecimentos ocorridos no percurso da Paróquia e no desenvolvimento do bairro Trindade. Esta exposição tem como objetivo divulgar a história do bairro através do rico acervo da Paróquia da Santíssima Trindade”.

 




Autor(a): Rosiley Souza



Voltar