Empresárias da Aemflo e CDL São José participam de vivência em fábrica e colocam a “mão na massa

Empresárias da Aemflo e CDL São José participam de vivência em fábrica e colocam a “mão na massa

Cerca de 30 empresárias do Núcleo de Mulheres Empresárias da AEMFLO e CDL São José participaram, de uma visita técnica à fábrica da Massaviva, em São José. A ação, batizada de “Visita Muito Massa”, teve como objetivo promover troca de experiências, aprendizado e integração entre as participantes.
Durante a visita, o grupo conheceu todas as etapas de produção da marca, desde a preparação da massa até o controle de qualidade e montagem dos calzones. Em um momento de descontração, cada participante pôde preparar seu próprio calzone, que depois foi degustado por todas.


A coordenadora do Núcleo, Juliana Cabral, destacou a importância da iniciativa.“Essas visitas técnicas enriquecem a jornada das mulheres empresárias. Elas colocam em prática a missão do Núcleo, que é promover aprendizado, fortalecer a rede de empreendedoras e inspirar novas jornadas no mundo dos negócios”, afirmou.


As empresárias foram recebidas pela CEO da Massaviva, Maria Eduarda Gonçalves, que compartilhou a trajetória da marca. Fundada há mais de 35 anos por seu pai, a Massaviva atualmente conta com mais de 35 lojas franqueadas. Após assumir o comando da empresa, Maria Eduarda modernizou a gestão e o modelo de franquias, consolidando a expansão da marca e reforçando o protagonismo feminino no setor.


“Ver de perto uma operação de franquia liderada por uma mulher reforça que o empreendedorismo feminino é uma realidade concreta e que o modelo de franquias pode ser um caminho sólido para o crescimento”, observou Elaine Buratto, vice-coordenadora do Núcleo.
A exemplo disso, o empreendedorismo feminino no Brasil segue em ritmo de expansão. Segundo dados recentes, mais de 10,3 milhões de mulheres estão à frente de negócios no país, o que representa 34,4% dos empreendimentos ativos. O setor de franquias também mostra força: em 2024, o faturamento atingiu R$ 273 bilhões, e o número de operações superou 200 mil unidades no segundo trimestre de 2025, crescimento superior a 14% em relação ao ano anterior.


Com mais de 130 associadas, o Núcleo de Mulheres Empresárias da AEMFLO e CDL São José segue promovendo ações que unem conhecimento, prática e inspiração, fortalecendo o papel da mulher no empreendedorismo catarinense.



Autor(a): Rosiley Souza



Voltar